top of page

QUAL O VALOR DE UMA HERANÇA?

Atualizado: 27 de ago. de 2021



Ao falarmos de herança logo nos vem à mente o ato de herdar algo valioso deixado por algum parente que faleceu. Mas nem sempre a herança que nos foi deixada tem valor material.


No filme “O PRESENTE”, de Joel Edgerton, o protagonista era neto de um homem muito rico e pensou que ao morrer ele não o deixaria nada de herança porque não se davam bem. Mas para sua surpresa, o avô lhe deixou algo muito mais valioso do que dinheiro, um presente, uma lição de vida que só alguém muito sábio poderia deixar de herança para quem realmente amava.


No livro "A FAZENDA DAS BORBOLETAS", Ana Carmela recebeu de sua prima uma herança enorme em bem material mas nada supria a saudade que ela sentia de sua família, então ela usou o que ganhou para deixar de herança para outras pessoas tudo o que aprendera na cidade grande, fundou uma escola para alfabetizar crianças que moravam no interior.


Podemos receber muitas heranças, de várias maneiras. Tive o privilégio de receber inúmeras heranças, nenhuma me deixou rica, mas afortunada de emoção. Quando minha avó materna faleceu herdei seus móveis, armários, mesas, baús, rádio. Coisas sem nenhum valor para muitas pessoas mas de grande riqueza para mim. Muitas fotos antigas que me geraram inspiração para escrever e publicar meu primeiro romance. Esta foi mais uma herança que recebi de Deus, o dom de escrever.


Posso dizer que já nasci recendo herança, pois quando vim ao mundo minha mãe estava longe do enxoval que havia feito para mim e então as primeiras vestes que usei foram de um menino que havia nascido morto, filho de uma vizinha de minha mãe. Isto não parece estranho, sinistro? Mas é a mais pura verdade, nasci recebendo herança. Até hoje herdei muitas coisas, mas nada de grande valor material, se bem, com certeza, tudo de gigante valor sentimental.


Quem nunca sonhou em receber uma grande herança? Se disser que nunca sonhou está mentindo. Mesmo que seja só um devaneio todo mundo sonhou dormindo ou acordado com o dia em que herdaria algum valor que mudaria sua vida para sempre.


Para dizer a verdade, mesmo tendo recebido tantas pequenas heranças, continuo sonhando em receber uma herança de grande valor que irá mudar minha vida. Pensando no fato que nasci recebendo herança de um pobre bebezinho que nasceu morto, não considero que seja algo triste ou escabroso, acredito que um anjo veio ao mundo só para me abençoar e deixar minha primeira herança.


Hoje sonho em receber a herança que me foi deixada através de um dom. Acredito que Deus me deu o dom de escrever embora muitas pessoas não acreditem em dom. Posso não ser muito sábia, mas amo escrever e a herança que espero ter e passar é ver meus livros sendo lidos pelo maior número de leitores possível, de todas as idades e classes sociais. Quero herdar através da escrita a alegria de ver os outros se apaixonando, se envolvendo, se emocionando, abrindo a porta mágica que só os livros possuem e entrando num universo onde os problemas são deixados de fora e a beleza e a magia contagie os corações. Sonho em mudar de vida e passar de escritora iniciante a escritora lida por muitos, não por vaidade, mas por sentir que meu trabalho tem valor, que os leitores estão felizes através da minha inspiração. Creio que não é pecado sonhar, pois em toda a profissão sempre queremos nos superar e fazer o melhor com a herança que recebemos que pode ser um dom com um ensinamento dos pais e mestres que vão surgindo ao longo da vida.


Herdar não é somente ganhar algo de valor, é valorizar o que se ganha. De nada adianta ganhar uma herança valiosa se não souber usufruí-la.


A maior herança que o ser humano pode ganhar é o amor. Parece clichê, mas é a mais pura verdade, de todas as heranças que se possa receber a mais valiosa realmente é o amor.


Dinheiro é bom e todo mundo quer, mas não traz a verdadeira felicidade, pode ajudar bastante mas de nada adianta sem amor, sem caridade. O dinheiro compra muitos bens materiais, auxilia em muitas questões, mas se o coração estiver desprovido de bons sentimentos, a riqueza se torna uma armadilha.


Amor, caridade, dom são apenas alguns exemplos de uma grande herança. Através destes e outros podemos fazer com que um simples gesto ou objeto se transforme em uma enorme riqueza que encherá os cofres da nossa vida e ainda se multiplicará para que possamos, ao partir, deixarmos uma herança ainda maior.


Que a sua herança seja muito grande e valiosa, que sejam os mais belos sonhos, pois ao realizá-los, as pessoas verão você com o brilho nos olhos que dinheiro nenhum pode comprar.


Fique com Deus e receba uma grande herança... o máximo de amor que a vida a sua volta possa lhe oferecer.

Tania Costa

Capão da Canoa, 18/08/2021












110 visualizações0 comentário
bottom of page