COMO ESCREVER UM LIVRO

Atualizado: 1 de jun.

É muito comum as pessoas terem a ideia de escrever um livro, mas poucas seguem por esse caminho. Talvez seja por medo de não conseguir terminar, de receber críticas negativas ou de ter de lidar com a burocracia envolvida na publicação. Seja qual for o motivo, é preciso vencer o medo e começar a escrever.


Para te ajudar nessa empreitada, separamos algumas dicas importantes. Veja:



Defina seu objetivo


Antes de começar a escrever, defina qual é o seu objetivo. Quer publicar um livro? Quer escrever apenas para seu próprio divertimento? Quer passar seus conhecimentos para outras pessoas? Defina um objetivo claro para você e concentre-se nele.


Escolha um gênero


Depois de definir seu objetivo, escolha um gênero que você goste de escrever. Se for para publicar um livro, é importante ter um gênero definido, pois isso ajudará a direcionar seu roteiro.


Pesquise sobre o assunto


Pesquise bastante sobre o assunto que você deseja abordar em seu livro. Isso te ajudará a ter um melhor embasamento sobre o tema e a escrever com mais propriedade.


Planeje o seu roteiro


Planeje seu roteiro antes de começar a escrever o seu livro. Isso te ajudará a ter uma visão mais clara do que você quer escrever e te impedirá de se perder no meio do caminho. O melhor mapa para roteiros de livros seja de contos, de superação ou autoajuda é a Jornada do Herói para Escritores. Se você que saber mais sobre o assunto não deixe ler o artigo que escrevemos sobre o tema, muitos autores usaram nossas dicas e agradecem por isso.


Escreva


Depois de ter definido seu objetivo, pesquisado sobre o assunto e planejado seu roteiro, é hora de escrever o seu livro. Comece pelo começo, escreva o que vem à sua cabeça e deixe a fluência guiá-lo. Não se preocupe com erros ou imperfeições, esses podem ser corrigidos depois. Caso você tenha dificuldade para concluir os textos, pode contar com o profissional Ghost Writer, ele irá ajudar você a concluir seu livro rapidinho e com muita qualidade.


Revise e edite


Revise seu manuscrito várias vezes, eliminando erros de português, de conteúdo e de estrutura. Quanto mais revisões fizer, melhor ficará o seu texto. Depois contrate um serviço de revisão ortográfica profissional, assim evitará possíveis constrangimentos futuros.


Envie para o editor


Quando achar que o seu manuscrito está pronto, envie-o para um editor. Ele te ajudará a aperfeiçoar ainda mais o seu texto e a transformá-lo em um livro. Aqui na Editora UNISV temos um serviço de acompanhamento editorial completo. Além disso você pode publicar o seu livro conosco, por meio de nossos selos editoriais específicos.


Promova o seu livro


Depois de publicado, é importante promover o seu livro para que mais pessoas possam conhecê-lo. A Editora UNISV vai colocar o seu livro nos principais marketplaces do mercado, mas as pessoas não ficarão sabendo disso se você não divulgar. Faça divulgações em redes sociais, escreva resenhas, participe de eventos e, assim, aumente as chances de sucesso.


Agora que você sabe como escrever um livro, basta colocar a mão na massa e começar. Seguindo essas dicas, é certeza que você terá sucesso na empreitada.


 

Jociandre Barbosa é escritor, autor/coautor ou organizador de 16 livros; palestrante motivacional e editor para livros sobre desenvolvimento humano e profissional da UNISV