VENDA PORTA A PORTA: 20 Dicas para o sucesso com venda porta a porta




Quantas vezes você já ouviu alguém dizer "vender de porta em porta é fácil"? Provavelmente, essa pessoa nunca fez isso na vida. Vender de porta em porta é uma habilidade que requer persistência, paciência e dedicação. Mas, se você está disposto a colocar essas qualidades à prova, vender de porta em porta pode se tornar uma excelente forma de ganhar dinheiro.


A arte de vender, poucos possuem. Mas isso não significa que seja impossível aprender. Existem diversas técnicas que podem ser adotadas para aumentar as vendas porta a porta. Algumas são simples, outras um pouco mais complexas. Neste artigo, iremos listar 20 dicas extraídas do livro Como Vender de Porta em Porta, para ajudá-lo(a) a começar a vender de porta em porta ou ampliar os seus resultados, ainda essa semana:


1 - Planeje seu tempo


Antes de sair para as ruas, defina um cronograma para si mesmo, de modo que você saiba quanto tempo pode dedicar a cada cliente, quantas horas trabalhará por semana. Isso ajudará a evitar que você se estresse ou se canse durante o dia, sendo ainda mais produtivo. Depois anote quanto está valendo o seu tempo, ou seja: qual o seu lucro por hora trabalhada. Suas metas devem estar ligadas à maior valorização de seu tempo a cada mês, produzindo mais em menos tempo.


2 - Conheça o seu público-alvo


A primeira e mais importante dica para o vendedor porta a porta é conhecer o seu público-alvo. Saiba quem são as pessoas que você quer atingir com as suas ofertas. Conheça as suas características, os seus interesses e os seus problemas. Dessa forma, você será capaz de criar ofertas personalizadas e que atendam às expectativas do seu público.


3 - Saiba o que está vendendo


Para vender de porta em porta, é importante conhecer o produto que está vendendo. Saiba tudo sobre o seu produto, detalhes e características. Dessa forma você estará preparado para responder às perguntas dos clientes e evitar constrangimentos. Conheça principalmente os benefícios de seu produto ou serviço, os problemas que podem resolver para que saiba mostrar soluções eficientes, garantindo que sua abordagem e argumentação resulte em mais vendas porta a porta, todo dia.


4 - Seja persistente


A venda porta a porta não é tarefa fácil. Você precisa ser persistente e ter paciência para lidar com os clientes. Anote ações bem-sucedidas e observe os erros que cometeu cada vez que o cliente recusou a sua oferta, assim você se torna melhor a cada dia.


5 - Demonstre confiança


Quando estiver falando com os clientes, demonstre confiança na sua opinião. Isso ajudará a convencê-los a comprar o seu produto. O cliente não se sentirá seguro em tomar uma decisão de compra se você mesmo não tiver plena convicção que o seu produto ou serviço é a melhor solução para ele, naquela ocasião. Sua confiança vale ouro na venda porta a porta.


6 - Mantenha o foco


É importante manter o foco em vendas enquanto está na rua. Não deixe que distrações como conversas com outras pessoas ou o uso do celular tirem a sua atenção, lembre-se que seu tempo é valioso, se você mesmo não valorizar o seu tempo, como espera que as pessoas lhe valorizem pelo que você faz?


7 - Seja cortês


A cortesia é uma das coisas mais importantes a se ter em mente quando estiver vendendo de porta em porta. Lembre-se de agradecer aos clientes pela atenção e pelas informações prestadas. Seja cortês e educado.


8 - Tenha um cartão de visitas e crie um folheto


Tenha sempre um cartão de visitas em mãos para deixar com os clientes. Isso ajudará a manter o contato com eles e a lembrá-los do seu produto. Em alguns casos os clientes irão procurar você quando precisarem daquele produto ou serviço que você representa.


Além do cartão de visitas, é importante criar um folheto informativo sobre o seu produto. Esse folheto deve incluir informações sobre o preço, a quantidade, as características e as qualidades do produto.


A gráfica da UNISV é nossa divisão de impressos. Procure-nos e garanta os melhores preços com produtos de altíssima qualidade.


9 - Torne-se um especialista


Para ter sucesso na venda porta a porta, é importante se tornar um especialista no seu produto. Quanto melhor você conhecer o que você faz, mais fácil será vender para os clientes. Aqui na Editora UNISV você encontra o mais completo manual de vendas porta a porta do mundo, o Livro Como Vender de Porta em Porta irá transformar você em um especialista nesse negócio. O autor do Livro, tem também um blog sobre o tema e um canal no Youtube que é o maior canal do mundo em vendas porta a porta. Não deixe de conferir.


10 - Pratique


A prática faz o sucesso de qualquer negócio. Antes de sair para as ruas, treine vendendo para os amigos e familiares. Faça sua oferta para você mesmo, fale olhando no espelho, isso lhe dará mais confiança para lidar com os clientes reais no dia a dia das vendas de porta em porta.


11 - Mantenha um bom relacionamento com os seus clientes


Mantenha um bom relacionamento com os seus clientes. Aqueles que já compraram uma vez de você, poderão comprar sempre e indicar outros clientes. Comunique-se com eles constantemente, seja por e-mail, telefone ou redes sociais. Responda todas as perguntas e dúvidas que eles tiverem. Seja atencioso e prestativo. Isso vai fazer com que os clientes se sintam importantes e valorizados, o que os fará gostar não apenas de seu produto, mas principalmente gostarem de você.


12 - Crie uma boa estratégia de marketing


Crie uma boa estratégia de marketing. Faça um bom planejamento, divulgue os seus produtos e serviços de forma eficiente e crie campanhas de marketing que atraiam a atenção do seu público-alvo. Assim, quando for fazer a venda de porta em porta, você será mais bem recebido(a) e, quem sabe, até mesmo aguardado pelo seu cliente.