METHODOLOGY AND PRACTICE IN SOCIOLOGY IN HIGH SCHOOL
Como referenciar esse artigo Silva, Silva e Bastos (2024):
SILVA, Vanessa Suzane dos Santos; SILVA, Gilmarcones Ferreira da; BASTOS, Terezinha Lourenço de Amorim. Metodologia e prática em sociologia no ensino médio. Revista QUALYACADEMICS. Editora UNISV; v. 2, n. 2, 2024; p. 590-600. ISSN: 2965-9760 | DOI: doi.org/10.59283/unisv.v2n2.036
Autores:
Vanessa Suzane dos Santos Silva
Graduação Licenciatura em pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Bras_ FACIBRA. Pós-graduação em alfabetização e letramento na educação infantil (AeD) pela Faculdade BOOKPLAY. – Contato: vanessasuzane2018@gmail
Gilmarcones Ferreira da Silva
Graduação Licenciatura em pedagogia peça Faculdade Unopar. – Contato: E-mail: gilmarconess123@gmail.com
Terezinha Lourenço de Amorim Bastos
Graduação Licenciatura plena em pedagogia pela Faculdade UNINTER. Pós-graduação em Alfabetização e letramento faculdade UNINTER. - Contato:terezinhaamorim340@gmail.com
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RESUMO
Este artigo visa analisar as metodologias e práticas eficazes no ensino de Sociologia no Ensino Médio, com o objetivo de desenvolver habilidades críticas e reflexivas nos estudantes. Reconhecendo a importância do estudo sociológico para a compreensão das dinâmicas sociais, culturais, políticas e econômicas, o artigo propõe uma abordagem educacional que permita aos alunos analisar e interpretar fenômenos sociais de maneira crítica e autônoma. Utilizando uma metodologia de revisão de literatura, o artigo destaca estratégias pedagógicas que enfatizam a formação de cidadãos conscientes e críticos, adaptando o ensino à diversidade de conhecimento prévio e às necessidades dos alunos. As principais seções discutem os fundamentos de ensinar Sociologia (por que, para quem e como ensinar), integrando teorias construtivistas e a promoção da imaginação sociológica. Os resultados sugerem que um ensino de Sociologia adaptado, envolvente e acessível, que utiliza variados recursos e mídias, é essencial para o engajamento dos alunos e para o sucesso educacional.
Palavras-chave: Educação Sociológica; Práticas Pedagógicas; Ensino Médio; Métodos de Ensino.
ABSTRACT
This article aims to analyze effective methodologies and practices in teaching Sociology in High School, with the goal of developing critical and reflective skills in students. Recognizing the importance of sociological study for understanding social, cultural, political, and economic dynamics, the article proposes an educational approach that allows students to critically and autonomously analyze and interpret social phenomena. Using a literature review methodology, the article highlights pedagogical strategies that emphasize the formation of conscious and critical citizens, adapting teaching to the diversity of students' prior knowledge and their needs. The main sections discuss the fundamentals of teaching Sociology (why, for whom, and how to teach), integrating constructivist theories and promoting sociological imagination. The results suggest that adapted, engaging, and accessible Sociology teaching, which utilizes various resources and media, is essential for student engagement and educational success.
Keywords: Sociological Education; Pedagogical Practices; High School; Teaching Methods.
1. INTRODUÇÃO
O homem, desde a Antiguidade, preocupou-se em estudar as formas pelas quais os grupos sociais se organizam e se constituem, atendendo às mais diversas finalidades, seja para a manutenção de seus territórios, para combater epidemias, controlar a natalidade, dentre tantas outras possibilidades. Para que se obtenham análises eficientes, com a utilização de métodos precisos dentro das Ciências Humanas, surgem as Ciências Sociais, que se encarregam de tais olhares (BES, 2021).
Um artigo de revisão bibliográfica é um tipo de artigo acadêmico que tem como objetivo fazer uma análise crítica e sistemática da literatura existente sobre um determinado assunto que nesse caso é a Metodologia e Prática em Sociologia no Ensino médio. E contudo, em uma área específica e têm como objetivo fornecer uma visão geral sobre um tema.
Metodologias na pesquisa sociológica em que menciona o objetivo de apresentar reflexões e estratégias para o ensino nesse contexto, esse tópico foi dividido em três seções: Por que ensinar e para quem ensinar e como ensinar Sociologia?
As hipóteses possíveis são: Formar cidadãos na autonomia e criticidade, Educação construtivista e conscientizadora em Sociologia na Básica na etapa do Ensino Médio, desenvolvimento da imaginação sociológica.
O objetivo geral do ensino de Sociologia no ensino médio é promover o desenvolvimento crítico e reflexivo dos estudantes sobre a sociedade em que vivem. Através do estudo da Sociologia, espera-se que os alunos compreendam as relações sociais, culturais, políticas e econômicas que estruturam a sociedade e sejam capazes de analisar e interpretar os fenômenos sociais de forma crítica e autônoma.
A metodologia de ensino de Sociologia no ensino médio deve ser participativa, dinâmica e envolvente, com o objetivo de estimular o interesse e a curiosidade dos alunos pelo estudo da sociedade. É importante que a metodologia inclua a utilização de recursos didáticos diversificados, como filmes, documentários, textos, debates, jogos e atividades práticas, para que os alunos possam compreender de forma mais efetiva os conceitos e teorias sociológicas. Além disso, a metodologia deve incentivar a participação ativa dos estudantes nas aulas, permitindo que eles expressem suas opiniões e construam coletivamente o conhecimento.
Objetivos específicos: na prática, o ensino de Sociologia no ensino médio pode ser desenvolvido por meio de diferentes abordagens temáticas e metodológicas, tais como:
1. Abordagem histórica: nesta abordagem, os estudantes podem ser introduzidos ao estudo da Sociologia por meio de uma reflexão histórica sobre o surgimento da disciplina e seu papel na compreensão da sociedade moderna.
2. Abordagem teórica: nesta abordagem, os alunos podem estudar as principais teorias sociológicas e suas contribuições para a compreensão da sociedade.
3. Abordagem temática: nesta abordagem, os estudantes podem estudar diferentes temas sociais, como a desigualdade social, a violência urbana, a juventude, a globalização, entre outros, de forma a compreender as dinâmicas sociais presentes em cada um desses temas.
Independente da abordagem escolhida, é importante que o ensino de Sociologia no ensino médio esteja alinhado com os objetivos gerais da disciplina, estimulando a reflexão crítica e autônoma dos estudantes sobre a sociedade em que vivem.
2. ABORDAGENS TEMÁTICAS E METODOLÓGICAS
Abordagem histórica com diversos autores que expressam seu entendimento sobre a abordagem que relata fatos históricos da sociedade e a abordagem teoria que faz a revisão da literatura vigente e a seguinte abordagem
Fernandes (2010): "A Sociologia pode ser ensinada a partir da articulação com a história e a filosofia, possibilitando que os estudantes compreendam as dinâmicas sociais em suas dimensões históricas e culturais".
Mello (2013): "A abordagem histórica da Sociologia permite que os alunos compreendam as relações entre passado e presente, os processos de mudança social, as desigualdades estruturais e as formas de resistência e luta dos grupos sociais".
Oliveira e Bastos (2014): "A contextualização histórica e social é fundamental para o ensino de Sociologia, pois permite aos estudantes compreender as relações sociais em suas dimensões temporais e espaciais, assim como as diferentes formas de organização política, econômica e cultural que se manifestam ao longo do tempo".
Sales (2012): "A abordagem histórica é uma forma importante de ensinar Sociologia, uma vez que permite aos estudantes a compreensão das mudanças e permanências nas estruturas sociais, assim como a análise das diferentes perspectivas teóricas e metodológicas que se desenvolveram ao longo da história da disciplina".
Silva e Rocha (2016): "A abordagem histórica é uma forma de situar os conteúdos de Sociologia em seus contextos sociais e históricos, permitindo aos alunos a compreensão dos processos de transformação e permanência nas estruturas sociais e culturais".
Bastos e Souza (2014): "A abordagem histórica é fundamental para o ensino de Sociologia no Ensino Médio, pois permite que os estudantes compreendam as mudanças e permanências nas estruturas sociais e culturais ao longo do tempo, assim como as diferentes formas de organização política e econômica que se desenvolveram no decorrer da história".
Franco (2013): "A abordagem histórica é uma forma de relacionar o passado com o presente e mostrar como as questões sociais se transformaram e persistiram ao longo do tempo. É uma forma de contextualizar os problemas sociais atuais e compreendê-los em suas dimensões temporais e espaciais".
Souza e Gonçalves (2015): "A abordagem histórica é uma forma de introduzir os conceitos sociológicos e contextualizá-los em relação aos processos históricos e sociais que os originaram. É uma forma de tornar o ensino de Sociologia mais significativo e interessante para os estudantes".
Zanetic (2013): "A abordagem histórica é fundamental para o ensino de Sociologia no Ensino Médio, pois permite que os alunos compreendam as mudanças e permanências nas estruturas sociais, assim como as diferentes formas de organização política e econômica que se manifestaram ao longo da história. Além disso, possibilita a reflexão sobre a diversidade cultural e a construção das identidades individuais e coletivas".
Martins (2018): "A abordagem histórica é uma forma de contextualizar os conteúdos de Sociologia em relação aos processos históricos e sociais que os originaram. É uma forma de tornar o ensino de Sociologia mais significativo e contribuir para a formação crítica e reflexiva dos estudantes".
A abordagem teórica é uma forma de análise que se baseia em conceitos e teorias desenvolvidas por autores em determinado campo de estudo. Essa abordagem é utilizada para entender e explicar fenômenos complexos e muitas vezes abstratos, tais como processos sociais, comportamentos individuais, entre outros.
De acordo com Barros e Lehfeld (2017), a abordagem teórica é essencial para a construção de um bom projeto de pesquisa, pois permite ao pesquisador situar seu trabalho no contexto do conhecimento científico acumulado em sua área de estudo. Dessa forma, ele pode identificar as lacunas existentes na literatura e propor novas questões a serem investigadas.
Outro autor que destaca a importância da abordagem teórica é Minayo (2017), para quem a teoria é a “bússola” que orienta a pesquisa, fornecendo um conjunto de conceitos, categorias e hipóteses que permitem ao pesquisador orientar suas observações e análises. A autora argumenta que sem uma boa teoria, a pesquisa pode se tornar um amontoado de informações desconexas e sem sentido.
Seguindo essa linha de pensamento, Guba e Lincoln (2011) afirmam que a abordagem teórica é fundamental para a construção de um conhecimento científico sólido e confiável. Segundo eles, a teoria é o ponto de partida da pesquisa, pois é ela que define as questões a serem investigadas, as hipóteses a serem testadas e os métodos a serem utilizados.
Por fim, é importante destacar que a abordagem teórica não se resume apenas à revisão da literatura existente, mas também envolve a reflexão crítica sobre os conceitos e teorias utilizados, sua validade e aplicabilidade em relação ao objeto de estudo em questão. Como afirma Cervo e Bervian (2016), a abordagem teórica deve ser utilizada de forma criativa e inovadora, a fim de gerar novos conhecimentos e contribuir para o avanço do campo de estudo em questão.
Moraes, R. (2007). O ensino por meio de temas geradores: uma alternativa para o ensino tradicional. Revista Iberoamericana de Educación, 43(1), 1-11. "A abordagem temática por meio de temas geradores é uma alternativa efetiva ao ensino tradicional, pois estimula a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, favorece a contextualização do conhecimento e valoriza a interdisciplinaridade".
Freire, P. (2001). Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra. "A abordagem temática implica o respeito aos conhecimentos que o educando traz consigo, o diálogo constante com os estudantes e a valorização da sua participação ativa no processo educativo"
Libâneo, J. C. (1994). Didática. Cortez Editora. "A abordagem temática promove a interação entre os conteúdos e os interesses e necessidades dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais significativo e contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes".
Vasconcellos, C. S. (2002). Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. Libertad Editora. "A abordagem temática é uma metodologia que tem como objetivo principal a contextualização dos conteúdos e a promoção da participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a formação integral dos estudantes".
Zabala, A. (1998). A prática educativa: como ensinar. Artmed Editora. "A abordagem temática é uma metodologia que permite a integração de diferentes áreas do conhecimento e a aplicação dos conteúdos em situações concretas, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e reflexivos".
3. CONCLUSÃO
Existem várias razões para ensinar Sociologia e para quem ensinar. A Sociologia é uma disciplina que estuda a sociedade humana e seus padrões de comportamento e interação, abrangendo questões como cultura, estratificação social, poder, desigualdade, movimentos sociais, entre outras. Por meio do ensino da Sociologia, os alunos podem desenvolver habilidades críticas e analíticas, bem como uma compreensão mais profunda das questões sociais que os cercam.
Além disso, ensinar Sociologia pode ajudar os alunos a:
Desenvolver uma compreensão mais ampla do mundo em que vivem, permitindo que eles se tornem mais conscientes das questões sociais e políticas que os cercam;
Desenvolver habilidades de pensamento crítico, análise e argumentação, permitindo que eles avaliem informações de forma mais eficaz e formulem opiniões bem fundamentadas; desenvolver habilidades de comunicação, permitindo que eles expressem suas ideias de forma clara e persuasiva.
Em termos de como ensinar Sociologia, existem diferentes abordagens temáticas e metodológicas que podem ser utilizadas. Algumas abordagens temáticas comuns incluem a sociologia da cultura, da desigualdade, do gênero, da raça e da etnia, da família, do trabalho, da política e da globalização. Cada uma dessas áreas de estudo pode ser explorada por meio de diferentes metodologias, como pesquisa quantitativa, pesquisa qualitativa, análise de dados e estudos de caso.
É importante lembrar que o ensino da Sociologia deve ser adaptado ao público-alvo e às necessidades dos alunos. O ensino da Sociologia pode ser adaptado para alunos do ensino médio ou superior e para estudantes com diferentes níveis de conhecimento prévio da disciplina. Além disso, é importante que o ensino da Sociologia seja acessível e envolvente, utilizando diferentes recursos e mídias para ajudar os alunos a compreender os conceitos e ideias da disciplina.
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Como citar esse artigo:
AQUINO, Edailze Pelutti de; CIRQUEIRA, Tayson Silva; SILVA, Renan Costa. Alfabetização: uma breve reflexão sobre os métodos, fases e desafios. Editora UNISV; v. 2, n. 2, 2024; p. 577-589. ISSN: 2965-9760 | DOI: doi.org/10.59283/unisv.v2n2.036
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