FICHA TÉCNICA COMPLETA
Autores: Ana Maria de Oliveira da Silva,
Fernanda do Nascimento Sousa,
Marcelo Gomes da Silva
D.O.I.: doi.org/10.59283/ebk-978-65-85898-52-2
ISBN : 978-65-85898-52-2
Cód Barras: 978-65-85898-52-2
Cód. BISAC: EDU000000 - EDUCAÇÃO / Gerall
CDD: 370
CDU: 24-206525
Altura: 23 cm
Largura: 16 cm
Peso: 0,320 Kg
Acabamento: Especial Brochura
Número da Edição: 01
Data de Publicação: 07/05/2024
Data de Lançamento: 08/05/2024
Número de Páginas: 72
Livro impresso: Capa colorida (4x1) sem orelhas e miolo P&B,
Idioma: Português
Selo Editorial: Editora UNISV Acadêmicos
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NUMA PERSPECTIVA DICOTÔMICA: Teoria/Prática
ASSESSMENT OF LEARNING FROM A DICHOTOMOUS PERSPECTIVE
RESUMO
Este trabalho analisa a avaliação no contexto educacional, enfocando seus aspectos históricos, sócio-cognitivos, filosóficos e metodológicos, visando enriquecer a prática avaliativa do professor com um referencial crítico e prático. Especial atenção é dada à avaliação formativa, adotando uma abordagem sócio-cognitivista que utiliza instrumentos de avaliação como ferramentas para fomentar a aprendizagem, a metacognição e a cooperação. O estudo revela que, em uma escola sem condições ideais, a avaliação tende mais a cumprir requisitos institucionais do que a apoiar efetivamente o processo ensino-aprendizagem, limitando assim seu potencial formativo.
ABSTRACT
This paper analyzes assessment in the educational context, focusing on its historical, socio-cognitive, philosophical, and methodological aspects, aiming to enrich teachers' evaluative practice with a critical and practical reference. Special attention is given to formative assessment, adopting a socio-cognitive approach that uses assessment tools as means to promote learning, metacognition, and cooperation. The study reveals that in schools lacking ideal conditions, assessment tends more to fulfill institutional requirements than to effectively support the teaching-learning process, thus limiting its formative potential.
COMO CITAR ESSA OBRA:
SILVA, Ana Maria de Oliveira da; SOUSA, Fernanda do Nascimento; SILVA, Marcelo Gomes da. Avaliação da aprendizagem numa perspectiva dicotômica: Teoria/Prática. Editora UNISV, 2024.