top of page
capa do livro O pulo do Gato em Vendas melhor livro de vendas.jpg

FICHA TÉCNICA COMPLETA

Autores: Ana Maria de Oliveira da Silva,
Fernanda do Nascimento Sousa,
Marcelo Gomes da Silva

D.O.I.: doi.org/10.59283/ebk-978-65-85898-52-2

ISBN :  978-65-85898-52-2

Cód Barras:  978-65-85898-52-2

Cód. BISAC: EDU000000 - EDUCAÇÃO / Gerall

CDD: 370

CDU: 24-206525

Altura: 23 cm

Largura: 16 cm

Peso: 0,320 Kg

Acabamento: Especial Brochura

Número da Edição: 01

Data de Publicação: 07/05/2024

Data de Lançamento: 08/05/2024

Número de Páginas: 72

Livro impresso: Capa colorida (4x1) sem orelhas e miolo P&B,

Idioma: Português

Selo Editorial: Editora UNISV Acadêmicos

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NUMA PERSPECTIVA DICOTÔMICA: Teoria/Prática

ASSESSMENT OF LEARNING FROM A DICHOTOMOUS PERSPECTIVE

RESUMO

Este trabalho analisa a avaliação no contexto educacional, enfocando seus aspectos históricos, sócio-cognitivos, filosóficos e metodológicos, visando enriquecer a prática avaliativa do professor com um referencial crítico e prático. Especial atenção é dada à avaliação formativa, adotando uma abordagem sócio-cognitivista que utiliza instrumentos de avaliação como ferramentas para fomentar a aprendizagem, a metacognição e a cooperação. O estudo revela que, em uma escola sem condições ideais, a avaliação tende mais a cumprir requisitos institucionais do que a apoiar efetivamente o processo ensino-aprendizagem, limitando assim seu potencial formativo.

ABSTRACT

This paper analyzes assessment in the educational context, focusing on its historical, socio-cognitive, philosophical, and methodological aspects, aiming to enrich teachers' evaluative practice with a critical and practical reference. Special attention is given to formative assessment, adopting a socio-cognitive approach that uses assessment tools as means to promote learning, metacognition, and cooperation. The study reveals that in schools lacking ideal conditions, assessment tends more to fulfill institutional requirements than to effectively support the teaching-learning process, thus limiting its formative potential.

COMO CITAR ESSA OBRA:



SILVA, Ana Maria de Oliveira da; SOUSA, Fernanda do Nascimento; SILVA, Marcelo Gomes da. Avaliação da aprendizagem numa perspectiva dicotômica: Teoria/Prática. Editora UNISV, 2024.

bottom of page