top of page

SIMPLESMENTE FELIZ

Atualizado: 19 de jan. de 2021



Alguns dizem que ser feliz é um estado de espírito, outros dizem que a felicidade é feita de momentos, alguns ainda dizem que para ser feliz temos que ter muito dinheiro e ainda há quem diga que para ser feliz basta que tenhamos saúde.

O que é ser feliz para você, o que te faz feliz, você é feliz?


Perguntas que nos fazem e fizemos diariamente, perguntas muitas vezes sem resposta. Em alguns momentos estamos extremamente felizes e em outros totalmente o oposto. Então ela é mesmo feita de momentos, ou é um estado de espírito momentâneo?


Alguns tem muito dinheiro e são infelizes, outros tem uma saúde de ferro e vivem infelizes, que complicado definir essa tal felicidade!


Ser feliz para mim é um estado de espírito, é feita de momentos, é preciso o dinheiro básico para se ter uma vida no mínimo confortável e ter saúde, é um conjunto de fatores, mas para mim o que realmente define felicidade é saber que Deus existe, que está ao nosso lado em todos os momentos, nos momentos em que parece que não vamos suportar tanta dor e nos momentos em que parece que vamos explodir de tanta alegria. Pode parecer estranho pensar que para ser feliz basta crer que temos um Deus ao nosso lado, mas essa é a verdade. Quantas vezes parece que estamos caindo num poço sem fundo, uma escuridão total, e aí oramos pedindo forças e então é como se algo nos soprasse para cima e vemos uma luz que nos faz feliz, que consegue nos arrancar um sorriso quando as lágrimas teimam em rolar por nossa face, este fato pode vir de várias maneiras como um abraço de quem amamos, uma palavra de conforto, ou até mesmo um simples olhar carinhoso.


Uma das coisas que me deixam muito feliz é ajudar ao próximo, fazer os outros felizes me alegra, ver o sorriso num rosto sofrido onde a fé e a esperança já não fazem mais morada, no rostinho de uma criança inocente que tudo o que as vezes necessita é de um pouco de atenção. Jesus é tão sábio que nos deixou um mandamento fundamental para que pudéssemos ser felizes, este é o segredo da chamada felicidade; “ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”. Se amarmos a Deus sobre todas as coisas teremos segurança, paz, alegria, saberemos que nunca estamos sós, se amarmos ao próximo como a nós mesmos, não faremos mal a ninguém, não feriremos, faremos de tudo para levarmos felicidade ao maior número possível de pessoas, porque é assim que queremos que nos aconteça, a lei da semeadura plantar e colher, o bem ou mal, colheremos o fruto da semente que plantarmos.


E por falar em Jesus, estamos em dezembro, para mim a data mais importante do ano, seu aniversário. Não se sabe o dia exato mas esta foi a data escolhida para comemorarmos, e porque não fazê-lo? Comemoramos tantas datas que nem são tão importantes, foram inventadas datas para tudo, criadas para o comércio, para o consumismo.


Para algumas pessoas Natal também é considerado época de gastos , de consumos exagerados, algumas pessoas até dizem que Natal é só para os ricos, mas não concordo, para mim Natal é para todos pois nesta data há uma certa magia no ar, mesmos aqueles que estão em situação de vulnerabilidade podem perceber que o amor floresce neste dia, que uma luz se acende. No Natal, Jesus se faz presente em todos os lares para comemorar seu aniversário, a menos que você não creia e não o queira ver. Nesta data, o “papai Noel’ faz a alegria da criançada, mas ele é só uma figura ilustrativa para chamar a atenção dos pequenos. Mesmo o mais pobrezinho, na maioria das vezes ganha um presentinho, as ongs, as empresas, os missionários, pessoas de várias classes sociais se mobilizam de diversas formas para ir até o necessitado e demonstrar amor , levar felicidade mesmo que seja por um único dia no ano, um dia que para muitos se torna inesquecível.


Mesmo na casa mais humilde, no casebre no centro da comunidade, no vilarejo pequeno, no interior ,na comunidade indígena seja onde for você verá uma árvore de Natal ou luzinhas, ou um galho seco enfeitado com ornamentos nada comuns, dificilmente você não verá algum enfeite, sabe por que? Porquê nesta data tão única acende a luz da esperança, talvez de que o ‘papai Noel” apareça ou que um ser humano normal traga um presentinho para a criança que certamente não ganha nada dos pais o ano todo por falta de condições financeiras.


E pode ter certeza, ser feliz é realmente fazer o bem, não é ter carro de luxo, muito dinheiro no banco ou morar numa mansão, essas coisas até são atrativas e deve ser bom tê-las mas se não tivermos amor de nada vai adiantar, será uma vida fazia, fria. Tudo só é realmente bom se soubermos usufruir de maneira correta, semeando o pouco para colher muito.


Neste Natal, em que a pandemia ainda está presente em nosso meio, em que perdemos muitas vidas, em que não podemos nos abraçar, em que não poderemos fazer aquela festa especial para a comunidade menos favorecida, não vamos nos deixar abater, vamos nos compadecer de nossos irmão que sofrem, aos que perderam seus entes queridos , vamos dar uma palavra de consolo, vamos mostrar que somos todos uma grande família, que sentimos muito a dor deles, mas não vamos deixar que as crianças sofram ainda mais, que percam sua esperança de um dia ao menos no ano ter um momento de muita alegria, vamos fazer deste Natal um dia diferente da mesma forma que tem sido este ano, se não podemos nos reunir, nos aglomerar, vamos individualizar de maneira que todos fiquem felizes e vejam que mesmo afastados estamos juntos. Como não poderemos fazer a festa de Natal para a comunidade este ano para não aglomerar, a nossa ong vai levar brinquedos e balas nas casas, cada um ficará seguro em sua casa e uma pequena equipe de voluntários irá de casa em casa levando alegria, de máscara, com os devidos cuidados mas demonstrando que Jesus vive e que não abandona os que ama, levando um pouco de esperança que dias melhores virão, que não se sintam sozinhos, que mesmo que tenhamos de nos manter afastados, ainda assim o amor está no ar e a magia do Natal permanece, resiste a qualquer vírus malvado, quando se tem amor tudo fica mais leve.


No meu livro A Fazenda das Borboletas, Ana Carmela sonhava em ir para a cidade grande, lutou por seu sonho e o realizou mas foi numa noite de Natal que ela descobriu o verdadeiro significado da palavrinha felicidade, descobriu que realizar sonhos, alcançar os objetivos de uma vida inteira é muito gratificante, é bem válido mas no final o que realmente pesa na balança da tal felicidade são os sentimentos que guardamos, o amor que conquistamos, as pessoas que nos fazem sorrir nas horas de angústia. Uma noite de Natal sem o verdadeiro conteúdo, é como um saco de presentes furado, o pegamos cheio mas logo está vazio, sem aquele presente que é só seu, que foi escolhido especialmente para você, que é capaz de lhe arrancar os mais belos sorrisos.


No meu segundo livro, a continuação do primeiro que breve será lançado, Mariana a menina autista fica feliz ao ver o palhaço do circo, ninguém entende o que ela sente por ele, só ela em seu mundo sabe decifrar seus sentimentos mas o fato é que ela fica feliz ao vê-lo, a natureza e as borboletas também a fazem feliz, ela é especial e inexplicável ,mas do seu jeito ela é uma jovem feliz o que prova que felicidade não tem regra, não tem definição lógica, seja feita de momentos ou seja um estado de espírito, seja o que for ela existe, você só tem que saber acha-la. As vezes lavamos uma vida inteira par encontra-la, e as vezes nem nos damos conta que ela sempre esteve conosco, o importante é que não deixemos para percebê-la tarde demais .As vezes ela se manifesta num gesto tão simples que passa despercebida e depois quando paramos e repensamos ela já passou.

Neste Natal seja esperança na vida de alguém, seja amor, seja luz, seja felicidade.

Qual o verdadeiro sentido de felicidade para você? No Natal vejo pessoas dando presentes caríssimos e outras dando uma lembrancinha, e outras apenas desejando um feliz Natal. Qual o valor do presente é mais importante, qual você prefere ganhar?


Minha mãe querida era muito humilde, não digo por falta de dinheiro mas humilde de coração, a pessoa mais boa que já conheci, a pessoa que me ensinou que fazer o bem vale a pena, e nas datas comemorativas quando ela precisava dar um presente e a grana estava curta ele não deixava passar em branco, ela levava o seu mais sincero abraço, recheado de amor e uma lembrancinha como um par de meias, por exemplo. Há quem diga que um par de meias não é um presente mas para mim este pode ser o presente mais valioso que alguém já ganhou porque o valor real do presente não está no que o dinheiro pode pagar e sim na sinceridade e amor que ele leva dentro do embrulho.


Feliz Natal para todos, que Deus os abençoe, e que o ano novo venha sem pandemia, com tudo aquilo que lhe transmita paz, saúde e muita, muita felicidade.



Capão da Canoa, 18/12/2020

42 visualizações0 comentário
bottom of page