• tania34991407

LIVRO, UMA PORTA MÁGICA

Atualizado: Abr 23




Segundo pesquisas, o livro impresso surgiu no século xv quando Joannes Gutemberg inventou a prensa. Essa invenção revolucionou a história do livro. A obra escolhida para a primeira impressão da história foi a Bíblia.


Desde que se descobriu a escrita, houve a necessidade de se registrar tudo, para isso eram usadas placas de argila, cascas de árvores, pedra, madeira, barro, folhas de palmeira, infinidades de objetos para gravar momentos considerados tão importantes que não deveriam ser esquecidos.


Na idade média, os livros eram considerados objetos de imenso valor, somente era acessível a nobreza e ao clero. No antigo Egito, o ancestral dos livros nasceu através do papiro.


Além de ser o primeiro livro impresso, a Bíblia é até os dias de hoje um dos livros mais vendidos do mundo de acordo com o Guinness Book. Pessoalmente, acredito que isso se deva ao fato de ser um livro que foi diretamente inspirado pelo Ser Supremo, o próprio Deus, mas também se deve ao fato de que a humanidade precisa de algo para se segurar, precisa se agarrar a uma fé que a fortaleça neste mundo tão conturbado.


No mundo atual, existem inúmeros tipos de livros, incontáveis páginas de literatura, algumas muito úteis, outras que poderiam ser descartadas, sob o meu ponto de vista. Mas o fato é que por trás de toda a escrita existe alguém tentando registrar seus pensamentos, suas ideias, seus sonhos. Por trás de todo o leitor há alguém buscando algo que, na maioria das vezes, só ele mesmo sabe o que é, quando o sabe, por vezes o próprio autor está viajando em seus devaneios esperando que ao ler e exibir sua crítica, o leitor ao invés de se auto conhecer o ajude a mostrar quem realmente ele é.


Por trás de um livro há sempre um mistério que só o leitor saberá desvendar e cada um terá sua maneira, sua própria interpretação. Talvez este seja o que torna um livro ainda mais prazeroso, o gostinho de ler cada palavra tentando saber o final, a expectativa do que está por vir, a incerteza do que vai acontecer, e quando finalmente chega ao esperado final, anseia por mais. E ainda tem o fato de que quando se lê um bom livro e fala com outros leitores sobre o que foi lido ainda haverá uma infinidade de interpretações para fazê-lo refletir e querer ainda mais do seu personagem favorito, aquele com o qual se identificou.


Tem uma frase bastante usada que diz “seja o que quiser ser”, isso acontece quando você lê. Quando abre o livro e começa a ler com atenção, se sentindo parte da história, um personagem ativo, sempre irá se identificar com algum personagem, se sentirá o próprio, ou então o amará tanto que torcerá por seu sucesso como se fosse parte integrante da sua vida. Assim como a dita frase, passamos a ser aquilo que queremos ser, um ser romântico cheio de sonhos, um poeta encantador com suas palavras lindas e poéticas, um viajante solitário à procura de um novo ponto de partida, um aventureiro, até mesmo um louco que usa sábias palavras para confundir os que se acham sempre corretos. Se formos a fundo nas inebriantes páginas de um livro, podemos sentir a deliciosa brisa do mar, o aroma maravilhoso das flores, o perfume de quem amamos, o suave bater das asas de uma pequena borboleta, o cheiro do verde dos campos, podemos viajar por terras desconhecidas, ir em outras galáxias, conhecer seres inimagináveis, descobrir a cura, aumentar a sabedoria, sorrir, chorar, podemos sentir e ser o que quisermos, podemos ir além das nossas expectativas.


Existem livros que nos divertem, nos fazem sorrir, outros que aumentam nossa fé, alguns que nos ajudam a conviver com diversas situações, livros que nos tornam mais sábios, existem aqueles que nos fazem sonhar, que nos fazem chorar, que nos educam, que nos fazem ver que somos capazes, que nos transmitem amor, que nos fazem perder o sono, que nos deixam ansiosos pelo próximo capítulo, que nos capacitam, existem muitos tipos de livros; fé, romance, ficção, piadas, terror, suspense, auto ajuda, educativos, são tantos...mas todos tem imenso valor.


Para cada momento na vida, existe um livro, para cada leitor há um livro.

Por ser de tão grande valor, foi criado o Dia Mundial do Livro que se comemora no dia 23 de abril, este é um dia especial, uma homenagem ao livro e seus autores, mas todo dia é o dia do livro , todo o dia é o dia de ler e ter novas e maravilhosas descobertas.


Com a modernidade, o acesso à internet, a falta de tempo, o livro físico foi sendo deixado um tanto de lado e se criou o ebook, um livro eletrônico, de fácil acesso. Não desprezando os ebooks, prefiro os livros físicos, em que se pode ter em mãos, senti-lo, folhear as páginas, sentir seu cheiro, talvez eu seja um pouco antiquada, mas amo livros e gosto de sentir o papel, de ter um contato mais íntimo com a leitura, se assim posso dizer.


Para mim, escrever um livro é como ter um filho, levamos meses gerando, sentimos a dor da espera para tê-lo nas mãos, e quando finalmente o seguramos e olhamos para sua face, o coração dispara de felicidade, a emoção toma conta de nós, nos dedicamos a divulga-lo e esperamos que os leitores o apreciem, ansiamos para que a nossa criação seja de valia para os outros, que consiga transmitir aquilo que desejamos, que como um bebê lindo, recém- nascido ele faça brilhar os olhos daqueles que o conseguem segurar, que cresça em graça, que espalhe amor e sabedoria, que faça resplandecer os nossos mais secretos sonhos.


Em todo o livro, seja ele qual for há um pouco do autor e muito do que ele deseja transmitir, por isso ao ter um livro em mãos trate-o com carinho, preste atenção ao seu conteúdo, veja no que ele pode lhe trazer algo de positivo. Sempre há algo positivo, mesmo naquele livro que lhe parece muito ruim, pode acreditar que nas entrelinhas você irá descobrir algo positivo... talvez o positivo neste livro tão ruim seja você perceber que não deve cometer aqueles erros que o autor cometeu a escrever aquele tipo de livro, quem sabe?!


A verdade é que existem livros muito bons de autores muito conhecidos e prestigiados, mas também existe um universo de livros de autores nacionais, da nossa terra que ainda não foram descobertos e que são extremamente bons. Olhe a sua volta, observe o diferente, talvez aquele livro que você não valoriza muito, que talvez não possua a capa ou espessura que você imagina, seja o que vai te surpreender, te fazer ir além das suas fronteiras, que vai te tocar no mais profundo da sua alma, que vai te fazer sonhar, que vai te fazer querer mais, que vai fazer rolar por sua face aquelas lágrimas que estão precisando ser liberadas para limpar seu coração e te fazer sentir mais leve.


As vezes penso ter asas, gostaria mesmo de tê-las, e quando leio um bom livro ou escrevo é assim que me sinto, voando nas asas da imaginação, percorrendo lugares onde jamais poderei estar.


Costumo dizer que o livro é uma porta mágica, quando a abrimos entramos num mundo totalmente novo.


Experimente, abra essa porta, entre num mundo novo... depois me conte como foi sua experiência... acredite em mim, você vai se surpreender.

Nesta fase triste, de pandemia em que estamos vivendo, não vamos permitir que o noticiário nos afete, nos cause mais dor e tristeza, vamos nos desligar um pouco da dura realidade e vamos abrir esta porta mágica, vamos conhecer novos lugares, vamos voar, vamos nos permitir sonhar.


Têm muitos livros bons, graças a Deus contamos com uma gama de autores maravilhosos, é só escolher um e começar a leitura, depois do primeiro você não vai querer parar mais. E se você já é um devorador de livros, parabéns, está fazendo a melhor coisa que se pode fazer. Leia. Tal atitude faz bem para a alma, para o cérebro, para falar melhor, escrever melhor, para deixar de sofrer e passar a sonhar sonhos possíveis de serem alcançados.


Posso começar sugerindo para os amigos leitores um livro de minha autoria, A Fazenda das Borboletas, da Editora UNISV, um romance de época, leve, de fácil leitura, para toda a família, e que em breve terá a continuação. A Fazenda das Borboletas, Nas Asas do Amor, é o meu segundo filho que está quase nascendo, como costumo falar.


Boa leitura a todos, alegrem-se, emocionem-se, permitam-se sonhar, abram a porta mágica.


Deus abençoe a todos.


Capão da Canoa,18/04/2021


Tania Costa







25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo